quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bray City

Para o espanto de todos, nesta segunda-feira era feriado na Irlanda. Em uma explicação rápida, aqui temos dois tipos de feriados, os chamados feriados de Igreja e os bancários. Os de Igreja são basicamente iguais aos do Brasil, como a sexta-feira santa, por exemplo. Nestes dias é simplesmente proibido vender bebidas alcoólicas na Irlanda, e as pessoas respeitam. Mas nem todo mundo deixa de trabalhar, minha escola por exemplo, manteve a aula em plena sexta-feira santa. Já nos bancários, como o desta segunda-feira, você pode comprar bebidas e ir para pubs, mas tirando mercados, pubs, restaurantes, hospitais, hotéis e negócios do mesmo gênero, ninguém trabalha. É muito estranho, mas é assim que a coisa funciona por aqui.
Mas o assunto de hoje se chama Bray City, uma cidade bem pequena ao sul de Dublin, que fomos conhecer e aproveitar o feriado desta segunda. A cidade é bem organizada e bonita, não chega perto de Dublin, é claro, mas é bem bacana. É uma cidade praiana e tirando esse motivo, só tem um morro bem alto com uma cruz em cima que servem de destino turístico. Brincadeiras aparte, a praia é bonita mas tem quase nada de areia, a praia parece um rio de água doce de tantas pedrinhas redondas que tem na margem. Já o monte que me referi, é o Bray Head, ou cabeça de Bray, que tem uma cruz grande no topo e uma vista deslumbrante da cidade e do oceano. Então vamos conhecer Bray.


Mapa de Bray


Casa de Fátima





Bray Head















No topo da Bray Head

Vista de Bray

Vista de Bray


Almoçando as 16h

A comida: Fish and Chips ou Peixe e batatas fritas


Killruddery House and Gardens

Em Bray, fora do centro, fomos visitar a Killruddery House and Gardens, um palácio que servia de residência para a família Brabazon ou Condes de Meath desde 1618. Hoje a casa continua sendo da família e pertence a 15ª geração da família. A casa é muito bonita e tem um jardim deslumbrante, segundo o site da propriedade (www.killruddery.com) é o único do século 17 que sobreviveu intacto. São 18 diferentes tipos de jardins e rotas para visitar. Isso sim é um jardim.








Mapa dos jardins da casa

The first lawn ou primeiro gramado


The long ponds ou lagoas longas (usadas para armazenar peixes)


The Mound ou O monte

Memorial Bench ou banco de homenagem
(Homenagem a um membro da família, Geoffray Brabazon, que morreu em um acidente trágico em 1998. Todo o banco é entalhado com a música "Everything gonna be alright")

The Rock Wood ou As pedras e madeiras



The Monks Walk ou caminho dos Monges
(No caso aproveitamos a arvore lascada para da uma de monkeys

The Bowling Green

The Angles ou Os ângulos
(Uma espécie de labirinto bem chique e com estátuas)

Estátua no The Angles 

The Long Ponds

Venus

The Wilderness




Beech Hedge Pond and Fountais
(Uma fonte com estátuas e cercada de cercas vivas)






Ornamental Dairy











The Sylvan Theatre ou Teatro Silvestre


(Teatro ao ar livre e com arquibancadas na grama)


The Orangery


  Eve Sit ou onde Eva fica