quarta-feira, 25 de maio de 2011

Red Bull FlugTag Dublin 2011

Domingo fui até Dun Laoghaire, um bairro de Dublin, onde tem o Dun Laoghaire Harbour que é uma espécie de porto. A Red Bull realizou lá, a segunda edição em Dublin do Red Bull FlugTag, que é um evento onde as pessoas organizam times e constrõem espécies de aviões. A idéia é que eles vôem o mais longe possível, o que nem sempre acontece. O evento comemorava a edição de número 100 e contou com milhares de pessoas assistindo e se divertindo muito com os saltos. Vamos as fotos.

Para começar, um video do youtube, para mostrar o que pra mim foi um dos melhores porque fazia piada com a visita da Rainha Elizabeth II a Irlanda.

http://www.youtube.com/watch?v=lHmf0nqLp4w&list=PL3B6AF5740BE71FE5

Foto do Dun Laoghaire Harbour

Público presente










Abraço a todos,
Semana que vem posto fotos da viagem para Bruxelas e Praga.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Obama visita Dublin

Depois da conturbada visita da Rainha Elizabeth II, chegou a vez do Presidente Barack Obama. Depois de confirmarem que Obama tem parentesco na Irlanda, a visita virou ainda mais festiva do que já teria sido. O Presidente chegou em Dublin na manhã de hoje, segunda-feira, sob chuva, mas nada que preocupasse, já que o tempo muda a cada 10 minutos por aqui. Depois dos protocolos de chegada, onde foi recepcionado pela Presidente Marry McAleese no aeroporto e posteriormente levado até a residência oficial da presidência na Irlanda, localizada no Phoenix Park, em Dublin, Obama se descolou para uma pequena cidade chamada Moneygall. Segundo um historiador que a árvore genealógica dos Obamas, um tatatatataravó dele vivou por aqui e ainda hoje existe ramificações da família.
Aí imagina só a festa que foi para o povo receber Obama na casa onde a família mora e num pub próximo onde os parentes degustam a Guiness de todos os dias. Melhor, porque o presidente bebeum um paint da bebida (paint é o nome dado para um copo de 500ml).
Já em Dublin a população se organizava desde cedo para ver e ouvir o discurso de Obama em frente a dois símbolos do país, o College Green ou Banco da Irlanda, que antigamente era sede do Parlamento, e do Trinity College. Os portões para ver o evento abriam as 14h, mas algumas pessoas já estavam na fila bem cedo, esperando para pegar o melhor lugar em frente ao palco.
A estrutura montada era muito interessante, pois mobilizava toda a Garda e fechou uma das principais ruas da cidade por várias quadras para acomodar a população, os políticos e as atrações. Tudo expressamente fechado com grandes e policiais durante todo o tempo, para fazer a proteção do local. Várias ruas foram fechadas, fazendo com que as pessoas caminhassem por várias quadras para conseguir atravessar a cidade.
O discurso de Obama foi bastante divertido, não passou disso. Nada além de "o sonho americano" ou "vamos fazer a Irlanda e os EUA progredirem de mãos dadas", e por aí vai. A recepção Irish com Obama foi incrível, o que não é novidade, já que eles puxam muito o saco dos Americanos.
Enfim, participei de um momento histórico para os dois países. Mas acredito que a visita da Rainha foi mais produtiva, histórica e rendeu mais benefícios para o país. No entanto a de Obama foi mais divertida, engraçada e deixou os Irish felizes.
Duas semanas de caos, ruas trancadas e muita confusão, mas que espero que tenham sido válidas para o desenvolvimento da economia do país!
Para quem quiser assistir o discurso de Obama, segue o link.

http://www.u.tv/News/Obama-at-home-in-Ireland/47a91c05-958f-4fcf-bd56-37faea244971

abraço a todos.

Filas gigantescas para entrar com direito a detector de metal
ps: para quem chegou cedo, para os atrasados nem precisou passar no detector ou se revistado

Dois telões retransmitiam o evento, já que o palanque estava no mínimo a 200 metros
deste local, que marcava a metade da rua

Primeiro Ministro da Irlanda Enda Kenny

Presidente dos EUA Barack Obama

Fazendo pose com o Obama ao fundo

Depois do discurso as pessoas ficaram esperando nas ruas para dizer tchau a Obama

Comitiva presidêncial

domingo, 22 de maio de 2011

The Queen visit's in Ireland

A primeira e histórica visita da Rainha Elizabeth II a Irlanda aconteceu nesta semana que passou. Por mais normal que uma visita dessas possa parecer, já que a Irlanda fica a poucos quilômetros do Reino Unido e foi colônia Inglesa por vários anos, ela não é. Esta foi a primeira vez que a Rainha visitou a Irlanda depois da independência do país.

Uma breve explicação sobre história: A Irlanda é uma ilha que fica do lado da Inglaterra e foi colonizada por eles. No entanto os confrontos para a independência da Republica da Irlanda começaram e foram sangrentos. O país só conseguiu a soberania em 1921 através do tratado anglo-irlandes. Ou seja, é tudo muito recente por aqui e ainda existem pessoas vivas para contar essa história com detalhes. Mas o maior problema, é que no acordo firmado, parte da Irlanda ficou sob comando da Rainha. A Irlanda do Norte, um pequeno mas importante pedaço da ilha. Parte dos Irlandeses não aceitou essa parte do acordo e até o hoje requer a ilha inteira como uma única Irlanda. http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_República_da_Irlanda


Irlanda do lado esquerdo e Inglaterra e Escócia do lado direito
A parte norte da Irlanda com marcação preta, é a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido


Após a independência da Irlanda, o povo passou a odiar ainda mais os Ingleses em função de atrocidades cometidas pelo exercito do Reino Unido, que obviamente não aceitava a independência. Por esses motivos, a Rainha Elizabeth II já tinha desmarcado duas visitas ao país anteriormente. Mas na semana passada, mesmo com protestos nas ruas da cidade e ameaças de bomba, ela manteve a visita.
Mas para se ter uma idéia da preocupação com a segurança, a monarca só apareceu em público em espaços muito restritos e apenas para convidados selecionados a dedo. As ruas em torno dos lugares públicos que ela visitou foram fechadas por quarteirões. Qualquer pessoas que quisesse passar "perto" de onde ela estivesse era submetido a revista. As ruas foram todas trancadas com grades de ferro e quando o carro que levava a rainha se preparava para passar, todas as ruas eram completamente fechadas e o transito desviado. Ela realizou todos os trajetos dentro de uma caminhonete Land Rover preta com os vidros completamente fechados, cercada de carros da polícia e acompanhada do alto por um helicóptero. Nas ruas foram mobilizados nada mais nada menos do que 4 mil policiais mais o exército da Inglaterra que auxiliou a Garda Inlandesa nos procedimentos. No total foram gastos 30 milhões de euros para receber a monarca e o presidente dos EUA.
Fiz algumas fotos para mostrar o esquema de segurança.

Telefones públicos fechados

Calçadas completamente fechadas com grades



Estação de bicicletas fechada

Policiais de moto por todas as ruas

Policiais a pé e em grupos nas ruas do centro





Exército e o robo que desarma bombas (by Carlos Fabiano Mendonça)

Abaixo alguns vídeos sobre as visitas da Rainha Elizabeth na Irlanda. Eu fiz meu próprio vídeo, para comprovar que abanei e me curvei para a monarca. Mas como os anteriores, ele ficou uma bosta. Abaixo do meu vídeo, um blog de uma emissora de tv do Norte da Irlanda que cobriu toda a visita.


http://www.u.tv/News/The-Queens-Visit-Day-One/44441773-60c7-4a19-9ba4-4fc887d18317


Agora estamos esperando o menino Barack Obama, que segundo os noticiários dessa semana, tem um tatatatataravô que morou na Irlanda. Já não bastava o amor que eles tem por qualquer coisa dos EUA, agora o Obama é quase Irish. Link sobre a preparação para a visita do Obama, que chega amanhã e fará um discurso público.

http://www.irishtimes.com/newspaper/breaking/2011/0521/breaking19.html

http://www.u.tv/News/Obama-prepares-for-Irish-visit/64b8e948-b09a-4adf-99dd-e659c043fc73

domingo, 1 de maio de 2011

Phoenix Park

O Phoenix Park é conhecido por ser um dos maiores da Europa, com 707 hectares de área. Ele não é tão bonito como o Saint Stephens Green, que tem jardins bonitos e cheios de flores, mas acho que essa impressão não é verdadeira, porque o parque é muito grande e por conta disso não seria possível manter um jardim em todo o parque. Só para se ter uma idéia, existe uma via asfaltada para tráfego de carros que atravessa o parque. Está no parque a residência oficial do Presidente da Irlanda, a residência da Embaixada Americana, entre vários campos para a prática de esportes, lagos, zoológico e monumentos. O parque é ideal para programar um dia de visita, porque para conhecer toda a extensão é preciso pernas e disposição. Segundo o menino google existe um castelo dentro do parque. Desta vez não cheguei até lá, mas quando eu conhecer, publico as fotos. Quem quiser saber mais sobre o parque, pode acessar o site www.phoenixpark.ie
Confira as fotos.

Mapa do Google para se ter idéia do tamanho do parque

Entrada do Phoenix Park


Residência oficial da Presidência da Irlanda

Portões de entrada

Vista da casa

Luminárias á gás




Jogo de taco é famoso por aqui