segunda-feira, 23 de maio de 2011

Obama visita Dublin

Depois da conturbada visita da Rainha Elizabeth II, chegou a vez do Presidente Barack Obama. Depois de confirmarem que Obama tem parentesco na Irlanda, a visita virou ainda mais festiva do que já teria sido. O Presidente chegou em Dublin na manhã de hoje, segunda-feira, sob chuva, mas nada que preocupasse, já que o tempo muda a cada 10 minutos por aqui. Depois dos protocolos de chegada, onde foi recepcionado pela Presidente Marry McAleese no aeroporto e posteriormente levado até a residência oficial da presidência na Irlanda, localizada no Phoenix Park, em Dublin, Obama se descolou para uma pequena cidade chamada Moneygall. Segundo um historiador que a árvore genealógica dos Obamas, um tatatatataravó dele vivou por aqui e ainda hoje existe ramificações da família.
Aí imagina só a festa que foi para o povo receber Obama na casa onde a família mora e num pub próximo onde os parentes degustam a Guiness de todos os dias. Melhor, porque o presidente bebeum um paint da bebida (paint é o nome dado para um copo de 500ml).
Já em Dublin a população se organizava desde cedo para ver e ouvir o discurso de Obama em frente a dois símbolos do país, o College Green ou Banco da Irlanda, que antigamente era sede do Parlamento, e do Trinity College. Os portões para ver o evento abriam as 14h, mas algumas pessoas já estavam na fila bem cedo, esperando para pegar o melhor lugar em frente ao palco.
A estrutura montada era muito interessante, pois mobilizava toda a Garda e fechou uma das principais ruas da cidade por várias quadras para acomodar a população, os políticos e as atrações. Tudo expressamente fechado com grandes e policiais durante todo o tempo, para fazer a proteção do local. Várias ruas foram fechadas, fazendo com que as pessoas caminhassem por várias quadras para conseguir atravessar a cidade.
O discurso de Obama foi bastante divertido, não passou disso. Nada além de "o sonho americano" ou "vamos fazer a Irlanda e os EUA progredirem de mãos dadas", e por aí vai. A recepção Irish com Obama foi incrível, o que não é novidade, já que eles puxam muito o saco dos Americanos.
Enfim, participei de um momento histórico para os dois países. Mas acredito que a visita da Rainha foi mais produtiva, histórica e rendeu mais benefícios para o país. No entanto a de Obama foi mais divertida, engraçada e deixou os Irish felizes.
Duas semanas de caos, ruas trancadas e muita confusão, mas que espero que tenham sido válidas para o desenvolvimento da economia do país!
Para quem quiser assistir o discurso de Obama, segue o link.

http://www.u.tv/News/Obama-at-home-in-Ireland/47a91c05-958f-4fcf-bd56-37faea244971

abraço a todos.

Filas gigantescas para entrar com direito a detector de metal
ps: para quem chegou cedo, para os atrasados nem precisou passar no detector ou se revistado

Dois telões retransmitiam o evento, já que o palanque estava no mínimo a 200 metros
deste local, que marcava a metade da rua

Primeiro Ministro da Irlanda Enda Kenny

Presidente dos EUA Barack Obama

Fazendo pose com o Obama ao fundo

Depois do discurso as pessoas ficaram esperando nas ruas para dizer tchau a Obama

Comitiva presidêncial

Um comentário:

  1. Eu calculo a festa, esse povo ama os EUA, e se enchem de orgulho em saber que mais outros quantos presidentes tem alguma descendência Irish.

    ResponderExcluir