Uma breve explicação sobre história: A Irlanda é uma ilha que fica do lado da Inglaterra e foi colonizada por eles. No entanto os confrontos para a independência da Republica da Irlanda começaram e foram sangrentos. O país só conseguiu a soberania em 1921 através do tratado anglo-irlandes. Ou seja, é tudo muito recente por aqui e ainda existem pessoas vivas para contar essa história com detalhes. Mas o maior problema, é que no acordo firmado, parte da Irlanda ficou sob comando da Rainha. A Irlanda do Norte, um pequeno mas importante pedaço da ilha. Parte dos Irlandeses não aceitou essa parte do acordo e até o hoje requer a ilha inteira como uma única Irlanda. http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_República_da_Irlanda
Irlanda do lado esquerdo e Inglaterra e Escócia do lado direito
A parte norte da Irlanda com marcação preta, é a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido
Após a independência da Irlanda, o povo passou a odiar ainda mais os Ingleses em função de atrocidades cometidas pelo exercito do Reino Unido, que obviamente não aceitava a independência. Por esses motivos, a Rainha Elizabeth II já tinha desmarcado duas visitas ao país anteriormente. Mas na semana passada, mesmo com protestos nas ruas da cidade e ameaças de bomba, ela manteve a visita.
Mas para se ter uma idéia da preocupação com a segurança, a monarca só apareceu em público em espaços muito restritos e apenas para convidados selecionados a dedo. As ruas em torno dos lugares públicos que ela visitou foram fechadas por quarteirões. Qualquer pessoas que quisesse passar "perto" de onde ela estivesse era submetido a revista. As ruas foram todas trancadas com grades de ferro e quando o carro que levava a rainha se preparava para passar, todas as ruas eram completamente fechadas e o transito desviado. Ela realizou todos os trajetos dentro de uma caminhonete Land Rover preta com os vidros completamente fechados, cercada de carros da polícia e acompanhada do alto por um helicóptero. Nas ruas foram mobilizados nada mais nada menos do que 4 mil policiais mais o exército da Inglaterra que auxiliou a Garda Inlandesa nos procedimentos. No total foram gastos 30 milhões de euros para receber a monarca e o presidente dos EUA.
Fiz algumas fotos para mostrar o esquema de segurança.
Telefones públicos fechados
Calçadas completamente fechadas com grades
Estação de bicicletas fechada
Policiais de moto por todas as ruas
Policiais a pé e em grupos nas ruas do centro
Exército e o robo que desarma bombas (by Carlos Fabiano Mendonça)
Agora estamos esperando o menino Barack Obama, que segundo os noticiários dessa semana, tem um tatatatataravô que morou na Irlanda. Já não bastava o amor que eles tem por qualquer coisa dos EUA, agora o Obama é quase Irish. Link sobre a preparação para a visita do Obama, que chega amanhã e fará um discurso público.
http://www.irishtimes.com/newspaper/breaking/2011/0521/breaking19.html
http://www.u.tv/News/Obama-prepares-for-Irish-visit/64b8e948-b09a-4adf-99dd-e659c043fc73
Nenhum comentário:
Postar um comentário